Este Blog é uma Compilação de textos publicados em livros, jornais, revistas, sites, blogs e mídias sociais; uma reunião de informações importantes sobre a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater - COOPVILA, sobre o trabalho desenvolvido pela Evoluir Consultoria Organizacional e sobre a coleta seletiva, sua importância e sensibilização da sociedade.

Sobre a Coopvila


A Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) é um empreendimento de economia solidária situada no bairro de Jacarecica em Maceió (AL), detentora do CNPJ: 11.162.478-0001/34. Fundada em dezembro de 2008, é formada por 37 cooperados, sendo a maioria mulheres, que antes trabalhavam nas ruas ou no antigo lixão de Maceió (desativado em abril de 2010). 

Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras; implantação da coleta seletiva em condomínios, residências, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos; mobilização social por meio de ações culturais e educativas (palestras, panfletagem, espetáculo teatral Histórias Recicladas, selo Coopvila, etc). 

A cooperativa encontra-se com o projeto “Coopvila – Reciclar e Educar”, patrocinado pela Petrobras, que tem contribuído para o fortalecimento da gestão coletiva; a organização do trabalho; capacitações; expansão da coleta seletiva e a ampliação da comercialização da Coopvila; o intercâmbio de experiências e articulação com organizações e redes de cooperativas de catadores.

A COOPVILA participa de fóruns e conselhos, com o objetivo de construir políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. Também faz parte do Movimento Nacional dos Catadores e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Ao longo da sua trajetória, conquistou parceiros importantes, dentre eles: a Petrobras, a Fundação Banco do Brasil, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL), SEBRAE, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), COEP, Unicef, Cáritas, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Fundo Nacional do Meio Ambiente. 

Atualmente, possui cerca de 170 parceiros cadastrados: prédios residenciais, hotéis, clínicas, instituições de ensino, empresas diversas e órgãos públicos. A área prioritária de atuação compreende os bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Farol, porém, existem parceiros em outros bairros (conforme a solicitação dos proprietários ou representantes).

Os contatos da Coopvila são: 
Fone:(82) 3241-4739
Endereço: Rua Livramento, s/n, Vila Emater, Jacarecica. Maceió-AL. Cep:57038-647 
Site: http://coopvila.com/
Blog: http://www.coopvila.blogspot.com.br/ 
Emails: coopvila.al@gmail.com / ascom.coopvila@gmail.com 
Redes sociais: Coopvila (Facebook) / @coopvila_al (Twitter) / Ascom Coopvila (Google+) / coopvila (Instagram) / Coopvila Ascom (Youtube)


Fonte: Ascom Coopvila

Nenhum comentário:

Postar um comentário